A VISÃO DE MUNDO DE UM EMPREENDEDOR
Empreendedores de sucesso acreditam que o futuro é moldado por pessoas. Eles acreditam que podem fazer o futuro acontecer, assim não se preocupam com previsões, “tempo perfeito” e “oportunidade perfeita”.
O verdadeiro empreendedor está focado em desenvolver suas ideias independentemente da opinião de terceiros, situação política ou até mesmo contexto macroeconômico. Entretanto, evidencio que isso não significa falta de planejamento ou “aventura”, mas sim que todo empreendedor está sempre disposto a apostar em sua ideia que contém projeção de indicadores financeiros-econômicos positivos.
Certa vez, ouvi uma anedota que descreve a diferença entre dois homens: Um homem comum e um empreendedor.
O homem comum entra na cafeteria, pede seu café, se senta, experimenta e pensa: “Que café delicioso! ”.
Enquanto isso, o empreendedor entra na cafeteria, conta quantas cadeiras há no total, quantas cadeiras há disponível, estima a receita diária, multiplica por 25 para obter a estimativa da receita mensal, estima os custos com os aparelhos, funcionários e aluguel e então, por fim, estima o lucro mensal obtido.
Se o lucro for alto ele gasta seus últimos momentos na cafeteria pensando como abrir, perto dessa, uma cafeteria melhor.
PENSAMENTO EMPREENDEDOR
É notório vermos pessoas comuns pensando: “Se eu prever o futuro, eu posso controla-lo”, mas se podemos controla-lo, então por que tentar prevê-lo?
Os empreendedores mais bem-sucedidos vivenciam o Effectuation, conceito definido pela cientista cognitiva Saras Sarasvathy, que se opõe à lógica casual do modelo tradicional dos negócios.
Esses vivem um processo dinâmico, em que metas são traçadas e, quando atingidas, novas metas e meios são adicionados ao processo. Desse modo, pelo contrário à criação de uma meta fixa, os empreendedores de sucesso utilizam as novas metas e meios adicionados ao processo para controlar uma constante criação de “oportunidades” e inovações, as quais nem eles mesmos esperavam.
Brincadeiras à parte, veja os princípios fundamentais do Effectuation:
- Pássaro na Mão
Comece com o que você tem! Não espere o momento perfeito, comece a agir!
Comece se conhecendo melhor e conhecendo melhor seus meios de aplicação. Entenda qual é seu perfil de empreendedor, quais são seus conhecimentos e quais pessoas podem te ajudar a alcançar esse objetivo.
- Perdas Toleráveis
Tenha controle das suas perdas!
É de conhecimento popular que o retorno do investimento do negócio prório não acontece do dia para a noite. Assim, sabe-se que os primeiros meses, ou anos, trarão “perdas” ao seu capital.
Desse modo, controle suas perdas! Avalie oportunidades baseadas na sua situação atual e projetada, de tal forma que possibilidades futuras sejam construídas, mas que suas perdas sejam minimizadas.
- Princípio da Limonada
Abrace as surpresas que surgem diante de situações inesperadas e transforme o inesperado em LUCRO!
Entenda o que está acontecendo e ajuste seu processo de execução, ou até mesmo suas ideias, para se beneficiar com o inesperado. Afinal, como diz o ditado: “Sofre muito menos quem aprende à custa dos erros alheios”.
- Manta de retalhos
Crie parcerias com pessoas e organizações para construírem um crescimento futuro juntos.
O associativismo, por muito tempo visto como algo ruim, tornou-se uma das formas mais efetivas de desenvolvimento da sua empresa. Assim, procure pessoas que compartilham de pensamentos comuns e com quem possa haver uma ajuda mútua.
- Piloto no avião
Interaja com o ambiente de produção para molda-lo e controla-lo.
Obviamente, nem tudo é controlável, mas você deve focar no ambiente em que se encontra e tentar adequá-lo para seu melhor desenvolvimento. Assim, conheça bem o seu ramo e o seu meio de atividade para que você possa controlar bem todas suas decisões.
Apresentadas todas essas diferenças e princípios, reflita: Você pensa como uma pessoa comum ou você pensa como um Empreendedor?
Seja grande, seja diferente, seja um empreendedor!

Author: Hotir Soares Junior
Hotir Soares Junior é contador, pós graduado em Contabilidade Gerencial pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e diretor fundador da HS Assessoria Contábil, escritório que assessora empresas da região nordeste
Profissional experiente com mais de 30 anos de carreira apaixonado pelo exercício de sua profissão e bem estar de seus clientes.
One thought on “Como pensa um empreendedor de sucesso?”